hero-press overview share print facebook linkedin twitter

Entendendo a importância das abelhas

O mundo das abelhas é tão fascinante quanto ameaçado. Todos os anos, perdas acima da média em colônias de abelhas são relatadas em todo o mundo. E embora a situação possa não ser tão crítica como há uma década, ainda é extremamente grave.

Criando um buzz em torno das abelhas

O Grupo Hero lançou a iniciativa bee careful em um esforço para entender melhor e resolver o problema do colapso das colônias de abelhas. As abelhas polinizam cerca de 80% das plantas do mundo – frutas em particular. Sem as abelhas, não só a produção de pomar e a qualidade das frutas seriam consideravelmente menores, algumas espécies de frutas praticamente desapareceriam. As abelhas são essenciais para todos nós e, em particular, para o Grupo Hero como um grande usuário de frutas como insumo para os produtos.

To bee

As abelhas são criaturas fascinantes que são responsáveis por cerca de 80% da polinização vegetal, especialmente frutas. Graças a essas pequenas criaturas, temos uma grande variedade de opções quando visitamos mercearias ou supermercados. A abundância de frescor e do bem que a natureza faz está lá para se ver. A Mãe Natureza cria as matérias-primas, e ela faz isso com a ajuda das abelhas. As abelhas, e muitos outros insetos, têm um papel muito grande a desempenhar também na saúde do nosso solo e ecossistema para a agricultura.

... or not to bee

Se todas as abelhas morressem hoje, o cenário seria muito diferente. Muitas frutas e legumes que crescemos acostumados a consumir não estariam mais disponíveis para nós. Dê uma olhada na foto à direita – é assim que um supermercado seria caso as abelhas deixassem de existir. Não parece bom, não é mesmo?

Source: The EAT-Lancet Commission

Os principais objetivos por trás do bee careful são:

  • Apoiar os agricultores e educá-los para que saibam que as abelhas são importantes polinizadores naturais – que também impulsionam melhores resultados econômicos
  • Auxiliar em pesquisas direcionadas que destaquem os desafios e ações necessárias para apoiar o ecossistema que as abelhas e outros insetos em situação crítica necessitam para viver
  • Disseminar conhecimento em escolas e outras instituições
  • Fornecer apoio aos apicultores e potenciais apicultores

“ O futuro do nosso planeta depende do tratamento sustentável e inteligente da nossa biosfera... é uma iniciativa maravilhosa do Grupo Hero para apoiar pesquisas sobre as abelhas ”


                                Jürgen Tautz - Professor da Universidade de Würzburg e Gerente do Honey Bee Online Studies

Jürgen Tautz - Professor da Universidade de Würzburg e Gerente do Honey Bee Online Studies

Exemplos de projetos em destaque

Nos últimos três anos, muitos projetos foram realizados por subsidiárias do Grupo Hero. Como um dos maiores projetos, as estações de pesquisa de abelhas em Schwartau e Würzburg (ambas na Alemanha) e Bournemouth (Reino Unido) são um componente-chave da iniciativa. Estas estações foram cofinanciadas por duas subsidiárias do Grupo, Schwartau e Organix. As equipes da Alemanha e do Reino Unido estão trabalhando em conjunto com o Honey Bee Online Studies (HOBOS) para realizar análises comparativas de pesquisa usando os dados das estações de pesquisa. Esses estudos incluem insights sobre fatores universais ou dependentes de localização que influenciam a biologia e a saúde das abelhas, o que pode ser útil para apicultores em todo o mundo.

Em outro projeto, a Schwartau lançou um produto feito à base de mel com o objetivo de conscientizar mais de dois milhões de consumidores sobre a importância dos pomares para polinizadores. A empresa contribuiu para financiar a expansão desses pomares e ajudou a plantar 500.000m2 de campos de flores silvestres saudáveis às abelhas.

A Hero MEA (Oriente Médio e África) iniciou um projeto de longo prazo para ajudar a salvar um tipo distinto de abelhas egípcias da extinção, enquanto a Hero Benelux financiou um centro de educação em torno de abelhas e está envolvida em projetos que visam aumentar a biodiversidade na cidade de Breda, onde estão localizados os escritórios da companhia.

No sul da Europa, a Hero Espanha está promovendo conteúdo sobre a saúde das abelhas, aumentando a comunicação externa e alinhando-a com um novo produto de mel feito a partir de suas próprias colmeias.

Gostaria de aprender mais sobre abelhas e o bee careful?